Os grupos de partilha terapêuticos, são grupos que reúnem determinadas caraterísticas, onde são realizadas partilhas relacionadas com diversos contextos vivenciais, onde estão implícitas experiências emocionais marcantes, quer sejam relacionadas com o próprio indivíduo ou com alguém que lhe seja próximo, utilizando a escrita terapêutica.
Objetivos:
Têm como principais objetivos:
- Partilhar de experiências pessoais/emocionais, relacionadas com determinado processo/contexto:
- Potenciar o reconhecimento e compreensão das emoções, permitindo a sua livre expressividade;
- Promover uma adequada gestão emocional, através da utilização de exercícios de escrita que serão facilitados e demonstrados pelo coordenador/moderador do grupo.
Aplicações:
Apesar das várias aplicações dos grupos de partilha ou grupos terapêuticos, de momento são criados grupos de partilha, no contexto de doença (em especial, doença crónica), sejam a nível individual, familiar ou ao nível de outra tipologia relacional.
Pretende-se assim que seja um grupo onde são partilhadas experiências sobre a vivência, impacto e experiências de vida ao conviver com uma doença crónica, de modo a que possam ser partilhadas estratégias promotoras de uma gestão emocional adequada, com promoção de emoções positivas e do fortalecimento dos relacionamentos.
Periodicidade: mensal
Participantes: entre 3 a 10 participantes.
Investimento: por donativo
Duração: 2 horas 30 minutos